IX Jornada Farmacêutica da Universidade Católica de Brasília

IX Jornada Farmacêutica da Universidade Católica de Brasília

A IX Jornada Farmacêutica da Universidade Católica de Brasília - UCB, que aconteceu nos dias 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2015, contou com a presença da Farmácia Homeopática Dias da Cruz no minicurso de Homeopatia, realizado no dia 30 de Setembro de 2015. Quatro farmacêuticos representaram as quatro lojas da empresa em Brasília: Denyse Gonçalves (Sudoeste), Jacqueline Queiroz (315 Norte), Luiz Campos (102 Sul) e Thalita Cavalcante (302 Sul).

A empresa forneceu para cada participante uma apostila com os principais fundamentos da homeopatia, necessários para que o futuro farmacêutico se familiarize com a realidade da farmácia homeopática atual, e convidou o médico cardiologista e homeopata Dr. Justino Cardosi (CRM 4165) para uma pequena palestra complementar sobre o histórico da pesquisa clínica em homeopatia, além de estar à disposição dos alunos para eventuais questionamentos.

Houve uma prática demonstrativa, realizada no laboratório da faculdade de saúde, de como se dinamiza um medicamento homeopático nas escalas decimais, a partir da matriz homeopática Pulsatilla nigricans TM, e centesimais, a partir da matriz homeopática Arsenum metallicum 8ch, tendo sido utilizado o braço mecânico denominado "Denise", fabricado pela Autic - Automação e Instrumentação Industrial, aparelho este presente em todas as lojas da empresa.

Thalita Cavalcante (302 sul) demonstrou a diversidade de formas farmacêuticas disponíveis na farmácia de manipulação, e a importância destas no atendimento a cada usuário tendo em vista suas necessidades, seja de homeopatia ou naturopáticos. Citou que não apenas gotas, glóbulos e comprimidos são oferecidos em uma farmácia de manipulação, mas sim, uma enorme variedade de formas farmacêuticas a serviço de cada particularidade de um usuário.

Jacqueline Queiroz (315 Norte), juntamente com as suas duas colegas e com a participação de alguns alunos, demonstrou teoricamente as sequências dos métodos de dinamização dos produtos homeopáticos e como dinamizá-los na prática. Queixou-se de não haver tempo para explanar sobre a biografia de ícones históricos como Hering e Kent, que juntamente com Hahnemann, fundamentaram as bases da homeopatia.

Denyse Gonçalves (Sudoeste) explanou sobre a rotina burocrática de uma farmácia de manipulação, responsabilidade cada vez mais atribuída ao farmacêutico. Citou o quanto é inviável na atualidade a presença de tão somente um ou dois farmacêuticos em cada loja, devido a alta demanda de tarefas e rotinas a serem realizadas a cada dia.

As matrizes homeopáticas utilizadas nas lojas da Farmácia Homeopática Dias da Cruz foram adquiridas, como de costume e em sua maioria, no laboratório Schraiber. Foram distribuídos aos alunos interessados os laudos técnicos das respectivas matrizes, que são fornecidos pelo laboratório responsável no momento de sua aquisição.

Todo o evento foi orquestrado pelo farmacêutico Luiz Campos (102 sul) e pela coordenadora do minicurso, a professora e farmacêutica Helen Freitas (UCB).

O material de apoio (apostila) fornecido na IX Jornada Farmácêutica UCB está disponível para leitura ou download no link abaixo:

apostila do minicurso de homeopatia realizado na UCB - 2015

..........



Visitantes até 5 de julho de 2017: 3.378.076 - Fonte: UolHost

WhatsApp! (61) 99162-4619
camiloalencar@gmail.com