A importância do sono vai além de descansar. Saiba por quê!
| On 15 de outubro de 2020
A importância do sono vai além de descansar, como proporcionar mais disposição e ajudar nos processos metabólicos do organismo. Por isso, dormir bem está ligado a outros fatores que contribuem para manter a saúde em dia.
Enquanto estamos inconscientes durante o sono, o organismo está trabalhando em prol da recuperação muscular, síntese de nutrientes, além de reparo em tecidos e reposição da energia gasta durante o dia, por conta de todas as atividades que executamos.
Pensando nisso, é um grande erro não associar uma boa noite de sono às demais boas práticas para uma vida saudável. Isso porque não adianta comer muito bem durante o dia e não ter sequer 3 horas de sono. A exaustão no dia seguinte é garantida, principalmente por conta da dificuldade em suprir as atividades que citamos, feitas com o corpo inconsciente. Continue a leitura para entender a importância de uma noite de sono tranquila e reparadora.
Por que o sono vai além de descansar?
O sono tem um efeito reparador, como vimos antes, que vai além de descansar o corpo. Esse efeito de reparação é o que dá maior força ao sistema imunológico, gera hormônios e ajusta nossa memória.
Por isso que alguém com privação de sono não apresenta apenas sintoma de cansaço físico. Há grande exaustão mental, além da exaustão física, irritabilidade e até falta de memória.
Essas constatações vieram de pesquisas no Brasil e no mundo, feitas tanto com humanos quanto animais em períodos de privação de sono. São muitas as funções do organismo realizadas durante o descanso, daí a gama de sintomas que surgem quando o sono não é tranquilo e reparador.
Como ter um sono de maior qualidade
Caso você tenha problemas como insônia, apneia do sono, entre outros, é importante buscar auxílio com profissionais para tratar as causas, restaurando a qualidade do descanso.
Além disso, saiba que temos diferentes fases durante o sono, por isso, interrompê-las também pode ser prejudicial. Então, pode ser problemático também não ter horários para dormir, por exemplo, afetando a qualidade desse sono.
Veja essas dicas para ter uma boa noite de sono:
- tenha horários fixos para dormir e acordar todos os dias;
- procure deixar o espaço de dormir aconchegante, sem luzes ou barulho;
- evite contato com eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir dormir;
- dê um intervalo entre as refeições e o sono, evitando comidas pesadas;
- procure dormir ao menos 7 horas por noite.
Pratique bons hábitos de saúde
Somados aos cuidados acima, não se esqueça de outros hábitos para o bom funcionamento do organismo, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Estes últimos podem até te ajudar na qualidade do sono, pois ajudam a eliminar o estresse do dia, viabilizando a produção de hormônios precursores da sensação de prazer.
Se você tiver problemas como depressão e ansiedade, converse com seu médico para encontrar a melhor forma de tratamento, a fim de não ter problemas para descansar à noite. Prezar por um conjunto de ações que geram uma boa noite de sono é fundamental para saúde.
Para uma leitura complementar, clique aqui e saiba tudo sobre a melatonina, o hormônio do sono.