Saiba o que é atenção farmacêutica e conheça os benefícios para os clientes da farmácia
| On 14 de fevereiro de 2020
Em meados dos anos 80, surgiu um novo conjunto de práticas farmacêuticas no atendimento ao paciente. Essa nova filosofia colocava no centro do debate a relação paciente-medicamento, sendo o farmacêutico o profissional central na mediação. Trata-se de um atendimento diferenciado que ficou conhecido como atenção farmacêutica e traz diversos benefícios para o cliente da farmácia.
Continue a leitura para entender como o conceito funciona na prática!
ATENÇÃO FARMACÊUTICA: COMO FUNCIONA
O conceito da atenção farmacêutica visa mais qualidade de vida para o paciente. É definido como a prática de orientar e promover o uso correto de medicamentos. A princípio, isso é feito durante o contato com o paciente dentro da farmácia, oferecendo toda a informação para que o paciente tenha sucesso em seu tratamento.
Além disso, em algumas farmácias, o espaço da atenção farmacêutica também oferece outros serviços. Entre eles, a aplicação de injeções, perfuração do lóbulo auricular (colocação de brincos) e a realização de curativos. Na rede de farmácias magistrais, é possível obter a prescrição farmacêutica de um medicamento manipulado, o que é uma opção viável para os pacientes.
Conheça outros benefícios que o cliente da farmácia pode ter com a atenção farmacêutica?
ACOMPANHAMENTO
Um dos principais objetivos da atenção farmacêutica, é estar mais próximo do paciente. Assim, é construída uma relação terapêutica efetiva, onde são identificados os principais problemas de saúde e como se encontra o indivíduo. Esse contato é uma forma de estar mais perto do cuidado com a saúde do paciente, principalmente daqueles que têm doenças crônicas.
Dessa forma, o paciente tem um acompanhamento de um profissional da saúde. Sobretudo, recebendo orientações sobre todos os cuidados com os produtos adquiridos na farmácia. Esse suporte diferenciado é uma maneira de contribuir para que o paciente melhore sua saúde.
AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE
Os clientes que frequentam as farmácias com atenção farmacêutica, têm outro ponto a favor. O comprometimento com esse conjunto de práticas farmacêuticas permite que a farmácia promova ações para o bem-estar e prevenção médica. Isso significa que o paciente poderá ser informado, direcionado ou lembrado sobre cuidados com a saúde, campanhas de vacinação, exames preventivos, entre outros.
ORIENTAÇÃO MEDICAMENTOSA
O hábito de comprar e tomar medicamentos é tão comum, que muita gente esquece os cuidados que deve ter. Esses cuidados são essenciais para garantir a eficiência do medicamento. Por isso, o farmacêutico é o responsável por orientar como deve ser o uso da medicação: horários, preparação, forma correta de gotejamento (se for o caso), reações adversas e muito mais.
GARANTIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS
Outra vantagem para o cliente, é a segurança sobre a qualidade dos produtos farmacêuticos que está comprando. Pois é papel do farmacêutico verificar a qualidade do insumo, sua distribuição e dispensação. Por último, o paciente também é informado o modo de armazenamento do medicamento.
Além disso, qualquer dúvida sobre posologia, interações medicamentosas e sintomas relacionados ao uso de medicamentos, pode ser esclarecida durante a atenção farmacêutica. Esse é um serviço exclusivo, que busca atender da melhor maneira o paciente. Portanto, sempre que possível, escolha farmácias onde o serviço está disponível. Isso também demonstra a alta qualificação de seus profissionais.
Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre os cuidados com a saúde!
Referências: Guia da Farmácia