Doenças crônicas: conheça as principais, saiba como preveni-las e tratá-las
| On 21 de janeiro de 2021
No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas têm alguma doença crônica não transmissível. Esses dados foram levantados pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Inclusive, as enfermidades que mais acometem os brasileiros são: hipertensão arterial (23,9%), problemas de coluna (21,6%), colesterol alto (14,6%) e depressão (10,2%). Ainda, diabetes (7,7%), artrite ou reumatismo (7,6%), doenças cardíacas (5,3%), asma (5,3%) e câncer (2,6%).
Elas são responsáveis por 72% das causas de morte no país, estando associadas a fatores de risco como o tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade, assim como, colesterol alto, alimentação desequilibrada e ausência de exercícios físicos.
Continue a leitura descubra o que são doenças crônicas não transmissíveis, como identificá-las, tratá-las e mesmo preveni-las!
O que são as doenças crônicas e como elas aparecem?
As doenças crônicas podem surgir ao longo do tempo e devido a um estilo de vida que não favoreça a saúde. As condições clínicas caracterizam-se por sintomas que vão aumentando lenta e progressivamente. Há casos que duram toda a vida. Além disso, trazem características como presença por mais de três meses, não fatalidade em curto período e quadros pontuais graves.
Geralmente, são silenciosas, mostrando-se permanentes ou esporádicas, o que atrapalha a qualidade de vida do paciente. Logo, precisam ser bem diagnosticadas e tratadas para evitar-se complicações maiores. A saber, são divididas em grupos: congênitas e não congênitas ou infecciosas.
Quais são as principais doenças crônicas não transmissíveis?
Existe uma previsão da Agência Nacional de Saúde (ANS) que as doenças crônicas aumentarão 50% devido ao estilo de vida da população. Entre as causas estão a obesidade, o sedentarismo e o estresse. Desse modo, confira mais sobre alguns desses problemas:
Diabetes
A diabetes ocorre pela elevação da glicose no sangue, devido à resistência insulínica, ou até mesmo pela falta da produção de insulina no organismo. Por isso, provoca sintomas como muita sede e fome, visão embaçada, formigamento excessivo nos pés, infecções e dificuldade nas cicatrizações de machucados.
Para diagnosticá-la, é necessário realizar o exame de glicemia em jejum, que deve apresentar valores entre 70 e 110 mg/dL. Como existe um fator genético para essa doença, além dos externos, indica-se fazer a prevenção por meio de exercício físico diário e pouca ingestão de açúcar e carboidratos.
Hipertensão
Dores de cabeça, no peito, tonturas e fraqueza são alguns dos sintomas da hipertensão. Ela caracteriza-se pelos níveis altos da pressão sanguínea nas artérias, que não podem ultrapassar os 140/90 mmHg. Para identificá-la, basta aferir com o aparelho de pressão ou ir ao médico.
Contudo, também pode ser proveniente da condição genética, bem como do estresse e da má alimentação. Assim, mantenha-se em atividade, consuma alimentos saudáveis e tenha momentos de descanso e prazer.
Colesterol alto
Quem consome alimentos gordurosos eleva o colesterol, o que pode provocar um infarto e outras doenças cardiovasculares. Para evitá-lo, coma mais frutas, verduras e legumes, evite fumar e reduza as bebidas alcoólicas. Também diminua as gorduras saturadas presentes na fritura, carnes vermelhas e embutidos.
Osteoporose
Normalmente, os sintomas da osteoporose surgem quando o seu grau está mais elevado, pois ela provoca enfraquecimento dos ossos devido à redução do cálcio no organismo. Isso pode causar lesões nos ossos. Assim, atividade física, alimentação rica em cálcio e exposição ao sol são atitudes que ajudam a evitar ou retardar seu aparecimento.
Asma
Na asma, há uma inflamação nas vias aéreas dificultando a respiração. Fatores como clima, poeira, pelos de animais, fumaça etc. causam as crises. Dessa maneira, pratique um esporte, evite ficar na presença de fatores que provocam a doença e trate a rinite e a sinusite, se tiver.
Enfim, tanto para reduzir a doença crônica quanto para evitar que ela se complique, procure um estilo de vida saudável. Sobretudo, mantenha uma alimentação adequada e pratique exercício físico e de relaxamento para a mente. Dessa forma, você terá uma melhor qualidade e contornará o agravamento das doenças crônicas.
Então, você tem alguma dessas doenças? Agora que aprendeu mais sobre elas, compartilhe este artigo para que mais pessoas possam ficar por dentro do assunto.